19 alimentos ricos em água que ajudam a manter-se hidratado

19 alimentos ricos em água para sua hidratação diária

A hidratação adequada é extremamente importante para sua saúde.

De fato, não beber água suficiente pode levar à desidratação, o que pode causar fadiga, dores de cabeça, problemas de pele, cãibras musculares, pressão arterial baixa e ritmo cardíaco acelerado.

Além disso, a desidratação prolongada pode levar a complicações graves, como a falência de órgãos.

Os especialistas geralmente recomendam beber vários copos de água por dia para atender às suas necessidades de hidratação.

Mas enquanto a água potável é muito importante, você também pode obtê-la de alimentos.

Existem muitos alimentos saudáveis ​​que podem contribuir com uma grande quantidade de água para a sua dieta.

Este artigo lista 19 alimentos ricos em água que ajudarão você a se manter hidratado.

1. Melancia

Teor de água: 92%

A melancia é muito saudável e um dos alimentos mais hidratantes que você pode comer.

Uma porção de 1 xícara (154 gramas) contém mais de meia xícara (118 ml) de água, além de algumas fibras e vários nutrientes importantes, incluindo vitamina C, vitamina A e magnésio. Também é muito baixa em calorias, fornecendo apenas 46 calorias por xícara.

Devido ao seu alto teor de água, as melancias têm uma densidade calórica muito baixa. Isso significa que uma porção relativamente grande de melancia contém muito poucas calorias.

Alimentos com baixa densidade calórica demonstraram ajudar na perda de peso promovendo plenitude e reduzindo o apetite.

Além disso, a melancia é rica em poderosos antioxidantes, incluindo o licopeno.

Este composto tem sido estudado por sua capacidade de reduzir o dano oxidativo às células, que tem sido associado a doenças como doenças cardíacas e diabetes.

Você pode adicionar melancia à sua dieta consumindo-a como um lanche refrescante ou um acompanhamento. Também é comumente usado para fazer saladas.

Resumo:

A melancia é um fruto hidratante e denso em nutrientes que pode fornecer vários benefícios para a saúde, incluindo um risco reduzido de doença crônica.

2. Morangos

Teor de água: 91%

Morangos têm um alto teor de água, tornando-os um alimento muito hidratante.

Como cerca de 91% do peso dos morangos vem da água, comê-los contribuirá para a ingestão diária de água.

Além disso, os morangos fornecem muita fibra, antioxidantes que combatem doenças e vitaminas e minerais, incluindo vitamina C, folato e manganês.

Comer morangos regularmente tem demonstrado reduzir a inflamação, o que pode ajudar a proteger contra doenças cardíacas, diabetes, Alzheimer e vários tipos de câncer.

É fácil incluir morangos em sua dieta, misturando-os em smoothies ou incorporando-os em saladas.

Resumo:

Morangos são muito saudáveis ​​e contêm muita água. Além disso, os nutrientes que eles fornecem podem fornecer vários benefícios para a saúde.

3. Melão

melão é extremamente nutritivo e hidratante

Teor de água: 90%

O melão é extremamente nutritivo e pode melhorar sua saúde de várias maneiras.

Um copo (177 gramas) de melão é composto de cerca de 90% de água e fornece mais de meia xícara (118 ml) de água por porção.

Uma xícara de melão também contém 2 gramas de fibra, que funciona junto com a água para promover a plenitude e reduzir o apetite.

Além disso, o melão é rico em vitamina A, fornecendo 120% de suas necessidades diárias em uma porção de 1 xícara (177 gramas).

Estudos mostraram que a vitamina A pode melhorar a saúde do sistema imunológico, protegendo contra infecções.

Você pode consumir melão in natura ou adicioná-lo a saladas, smoothies, iogurte ou salsa. Ele também é uma ótima opção no café da manhã.

Resumo:

O melão é uma fruta saudável que fornece uma quantidade significativa de água e muitas vitaminas e minerais que promovem a saúde.

4. Pêssegos

Teor de água: 89%

Os pêssegos são uma fruta muito nutritiva, densa e hidratante.

Perto de 90% do seu peso é água. Eles também fornecem várias vitaminas e minerais importantes, como vitamina A, vitamina C, vitaminas do complexo B e potássio.

Além disso, comer pêssegos com a pele também pode contribuir com antioxidantes que combatem doenças, como o ácido clorogênico, em sua dieta.

Os teores de água e fibra dos pêssegos são os motivos pelos quais eles estão tão cheios e com poucas calorias, com apenas 60 calorias em um pêssego médio.

É simples adicionar pêssegos à sua dieta. Eles são comumente combinados com smoothies e saladas e também combinam como complemento para queijo cottage e iogurte.

Resumo:

Os pêssegos são ricos em água, fibras e antioxidantes, além de várias vitaminas e minerais que podem promover a hidratação e proporcionar muitos outros benefícios para a saúde.

5. Laranjas

Teor de água: 88%

As laranjas são incrivelmente saudáveis ​​e podem fornecer vários benefícios para a saúde.

Há quase meia xícara (118 ml) de água em uma laranja, juntamente com fibras e vários nutrientes.

Estes incluem vitamina C e potássio, que podem impulsionar a função imunológica e a saúde do coração.

As laranjas também são ricas em antioxidantes que combatem doenças, incluindo os flavonóides, que podem prevenir danos às células ao reduzir a inflamação.

A água e as fibras nas laranjas podem promover sentimentos de saciedade, o que é útil para manter o apetite sob controle.

Além disso, comer regularmente frutas cítricas como laranjas pode proteger contra pedras nos rins.

Isso ocorre porque o ácido cítrico que eles contêm pode se ligar ao oxalato de cálcio, formando cálculos, ajudando a expeli-lo para fora do corpo.

A hidratação adequada é outro fator importante na prevenção de pedras nos rins, que o alto teor de água das laranjas pode ajudar a promover.

Resumo:

Laranjas são uma ótima fonte de água, fibras, antioxidantes e vários nutrientes e podem ajudar a prevenir pedras nos rins e várias doenças.

6. Leite Desnatado

Teor de água: 91%

O leite desnatado é muito nutritivo.

É composto principalmente de água e fornece uma quantidade considerável de vitaminas e minerais, incluindo vitamina A, cálcio, riboflavina, vitamina B12, fósforo e potássio.

O leite não apenas ajuda na hidratação geral, mas também pode ajudar a reidratar após exercícios físicos.

Alguns estudos mostraram que o leite com baixo teor de gordura ajudou as pessoas a se manterem mais hidratadas depois de um treino, em comparação com bebidas esportivas ou água pura.

Isso se deve em parte aos eletrólitos do leite e ao teor de proteína, o que pode ajudar a substituir as perdas de fluidos corporais.

Como o leite é amplamente disponível e muito barato, é fácil incorporar em sua dieta.

Resumo:

O leite é rico em água, vitaminas e minerais, e tem demonstrado ajudar as pessoas a manter a hidratação adequada, especialmente após o exercício.

7. Pepino

Teor de água: 95%

Pepino é outro alimento saudável e hidratante para incluir em sua dieta.

Eles são compostos quase inteiramente de água e também fornecem uma pequena quantidade de alguns nutrientes, como vitamina K, potássio e magnésio.

Em comparação com outros vegetais ricos em água, os pepinos são um dos mais baixos em calorias. Existem apenas 8 calorias em uma porção de meia xícara (52 gramas), e seu conteúdo de água as torna muito refrescantes.

Você pode ingerir uma porção relativamente grande de pepinos sem acrescentar um número significativo de calorias à sua dieta, o que é útil para manter seu peso.

É fácil incorporar pepinos na sua dieta. Eles são comumente adicionados a saladas e sanduíches, mas também podem ser incluídos em sopas.

Resumo:

Pepinos são ricos em água, mas muito baixos em calorias. Essa combinação é benéfica para vários aspectos da sua saúde, incluindo a hidratação.

8. Alface

A alface tem várias propriedades promotoras de saúde

Teor de água: 96%

A alface tem várias propriedades promotoras de saúde.

Um copo (72 gramas) de alface fornece mais de um quarto de xícara (59 ml) de água, além de 1 grama de fibra. Também fornece 5% de suas necessidades diárias de folato.

O folato é importante para mulheres grávidas, pois pode ajudar a prevenir defeitos congênitos do tubo neural.

Além disso, a alface é rica em vitaminas K e A, ambas estudadas por seu papel em manter os ossos e o sistema imunológico saudáveis.

Além disso, a combinação de água e fibra em alface faz com que seja muito preenchido por um baixo número de calorias. Existem apenas 10 calorias em uma porção de 1 xícara (72 gramas).

Você pode facilmente adicionar alface à sua dieta usando-a para fazer saladas. Além disso, você pode usá-lo como um “pão” para hambúrgueres ou embrulhar outros alimentos.

Resumo:

A alface fornece alguns nutrientes e fibras importantes, bem como uma grande quantidade de água, o que pode ajudar a mantê-lo hidratado.

9. Caldos e Sopas

Caldos e sopas são geralmente à base de água e têm o potencial de ser muito hidratante e nutritivo

Teor de água: 92%

Caldos e sopas são geralmente à base de água e têm o potencial de ser muito hidratante e nutritivo.

Por exemplo, 1 xícara (240 gramas) de caldo de galinha é feita quase inteiramente de água, o que contribui com uma quantidade razoável de suas necessidades diárias de hidratação.

Consumir alimentos ricos em água como caldos e sopas regularmente também pode promover a perda de peso devido ao seu baixo teor calórico.

Muitos estudos descobriram que aqueles que consomem sopa antes do prato principal comem menos calorias e, portanto, acabam tendo uma ingestão calórica diária menor.

Em um estudo, os participantes que tomavam duas porções de sopas de baixa caloria por dia acabaram perdendo 50% mais peso do que aqueles que consumiram o mesmo número de calorias sem fazer o consumo de sopas ou caldos.

Você pode aumentar significativamente o conteúdo nutricional de caldos e sopas, adicionando muitos vegetais, como brócolis, cenoura, cebola, cogumelos e tomates.

Resumo:

Caldos e sopas são ricos em água e, portanto, excelentes alimentos para incluir em sua dieta para promover a hidratação.

10. Abobrinha

Teor de água: 94%

Abobrinha é um vegetal nutritivo que pode fornecer vários benefícios para a saúde.

Uma porção de 1 xícara (124 gramas) de abobrinha picada contém mais de 90% de água e fornece 1 grama de fibra. Ambos os componentes são ótimos para mantê-lo satisfeito.

E como resultado de seu alto teor de água, a abobrinha é razoavelmente baixa em calorias em volume, com apenas 20 calorias em 1 xícara (124 gramas).

Comer abobrinha contribuirá com vários nutrientes para sua dieta, especialmente a vitamina C, já que 1 xícara (124 gramas) contém 35% de suas necessidades diárias.

A vitamina C é essencial para um sistema imunológico saudável e pode ajudar a proteger contra várias doenças.

Para incluir abobrinha na sua dieta, coma por conta própria como acompanhamento ou adicione-a a sopas, saladas e frituras.

Você também pode cortá-lo em tiras para criar “macarrão” que você pode usar como uma alternativa ao macarrão regular.

Resumo:

Consumir abobrinha contribuirá com uma quantidade significativa de água e nutrientes para sua dieta. Isso ajudará a manter você hidratado e é benéfico para sua saúde geral.

11. Aipo

aipo contém algumas fibras e muitos nutrientes importantes

Teor de água: 95%

O aipo é um alimento muito saudável e hidratante para incluir em sua dieta.

É feito principalmente de água, fornecendo cerca de meia xícara (118 ml) em uma porção de 1 xícara.

Isso contribui para seu baixo teor calórico de apenas 16 calorias por xícara.

Como outros vegetais ricos em água, o aipo pode ser um alimento benéfico para perda de peso devido ao seu alto teor de água e baixo número de calorias.

Além disso, o aipo contém algumas fibras e muitos nutrientes importantes.

É particularmente rica em vitamina K e potássio, que pode proteger contra doenças cardíacas, certos tipos de câncer e doenças relacionadas a ossos, como a osteoporose.

É muito simples incorporar o aipo à sua dieta, pois pode ser consumido cru ou cozido.

Você pode adicioná-lo a sopas e saladas, ou comer aipo junto com um molho saudável, como homus ou iogurte grego.

Resumo:

O aipo é baixo em calorias e uma excelente fonte de água e nutrientes. Essas propriedades podem promover vários aspectos da sua saúde, incluindo a hidratação adequada.

12. Iogurte Natural

Iogurte natural contém muita água e nutrientes que podem impulsionar vários aspectos da sua saúde

Teor de água: 88%

Iogurte natural contém muita água e nutrientes que podem impulsionar vários aspectos da sua saúde.

Uma porção de 1 xícara (245 gramas) de iogurte natural é composta de mais de 75% de água. Também fornece várias vitaminas e minerais, como cálcio, fósforo e potássio, os quais são conhecidos por ajudar a promover a saúde óssea.

O iogurte também é uma ótima fonte de proteína, fornecendo mais de 8 gramas e cerca de 17% de suas necessidades diárias em uma porção de 1 xícara (245 gramas).

Comer iogurte regularmente tem demonstrado promover a perda de peso, um efeito que é em grande parte devido aos efeitos redutores do apetite de seus altos teores de água e proteína.

Para colher todos os benefícios do iogurte, coma variedades simples de iogurte em vez de sabor.

Isso ocorre porque o iogurte com sabor tipicamente possui mais açúcar, que deve ser limitado em sua dieta devido ao seu papel na promoção de doenças como obesidade, doenças cardíacas e diabetes.

Por exemplo, 1 xícara (245 gramas) de iogurte com sabor de frutas contém 47 gramas de açúcar, que é mais de quatro vezes a quantidade encontrada no mesmo tamanho de porção de iogurte natural.

Resumo:

O iogurte natural é uma excelente fonte de água, proteína e algumas vitaminas e minerais importantes. Pode fornecer efeitos hidratantes, juntamente com muitos outros benefícios para a saúde.

13. Tomates

Teor de água: 94%

Os tomates têm um perfil nutricional impressionante e podem proporcionar muitos benefícios para a saúde.

Um tomate médio sozinho fornece cerca de meia xícara (118 ml) de água.

Também fornece uma quantidade significativa de vitaminas e minerais, incluindo as vitaminas A e C.

A alta quantidade de água no tomate contribui para seu baixo teor calórico, com apenas 32 calorias em uma porção de 1 xícara (149 gramas).

Além disso, os tomates são ricos em fibras e alguns antioxidantes que combatem doenças, incluindo o licopeno.

O licopeno tem sido estudado por seu potencial para diminuir o risco de doença cardíaca e pode ajudar a prevenir o desenvolvimento de câncer de próstata.

Você pode desfrutar de tomates cozidos com sopas, molhos e vários outros pratos. Eles também são frequentemente adicionados a saladas e usados ​​para fazer salsa.

Resumo:

Os tomates fornecem muita água, nutrientes e antioxidantes, que são benéficos para a hidratação e protegem contra várias doenças.

14. Pimentão

pimentões são ricos em fibras, vitaminas e minerais, como vitaminas do complexo B e potássio

Teor de água: 92%

Os pimentões são outro vegetal incrivelmente saudável com uma variedade de efeitos promotores da saúde.

Mais de 90% do peso dos pimentões vem da água.

Eles são ricos em fibras, vitaminas e minerais, como vitaminas do complexo B e potássio.

Os pimentões também contêm antioxidantes carotenóides, o que pode reduzir o risco de certos tipos de câncer e doenças oculares.

Além disso, os pimentões contêm a maior quantidade de vitamina C, em comparação com outras frutas e vegetais, fornecendo 317% de suas necessidades diárias em apenas uma xícara (149 gramas).

A vitamina C não apenas beneficia seu sistema imunológico, mas também ajuda seu corpo a absorver o ferro de maneira mais eficaz, promove a saúde dos ossos e protege suas células dos efeitos nocivos dos radicais livres.

Por causa de seu alto teor de água, os pimentões são muito baixos em calorias, fornecendo 46 calorias por xícara (149 gramas).

Isso significa que você pode comer grandes porções sem sentir que passou dos limites.

Existem várias maneiras de incluir pimentões em sua dieta. Eles podem ser comidos crus em saladas ou incluídos em molhos. Remover a casca do pimentão o torna menos indigesto.

Resumo:

Os pimentões podem proporcionar vários benefícios para a saúde, devido à grande quantidade de água e nutrientes que contêm, especialmente a vitamina C.

15. Couve-flor

Teor de água: 92%

Couve-flor é um excelente vegetal para incluir em sua dieta, pois é muito nutritivo e hidratante.

Um copo (100 gramas) de couve-flor fornece mais de uma xícara (59 ml) de água, bem como 3 gramas de fibra, que reduz seu apetite.

Seu alto teor de água contribui para o baixo número de calorias, com apenas 25 calorias por xícara.

Além disso, a couve-flor consiste em mais de 15 vitaminas e minerais diferentes, incluindo a colina, que não é encontrada em muitos alimentos.

A colina é um nutriente essencial para apoiar a saúde e o metabolismo do cérebro.

Você pode usar a couve-flor como substituto de grãos menos hidratantes cortando-a finamente em “arroz” ou usando-a para fazer uma massa de pizza à base de couve-flor.

Resumo:

A couve-flor fornece uma quantidade significativa de água, fibras e nutrientes, e é um bom substituto para os grãos que são menos hidratantes.

16. Repolho

Teor de água: 92%

O repolho é um vegetal impressionantemente saudável.

É muito baixo em calorias, mas rico em fibras e nutrientes. Também é rica em vitamina C, vitamina K, folato e vários minerais que podem ter uma variedade de efeitos promotores da saúde.

Por exemplo, a vitamina C é bem conhecida por seu papel na redução da inflamação e tem demonstrado diminuir o risco de doenças crônicas, como diabetes e doenças cardíacas.

Além disso, o repolho fornece glucosinolatos, que são antioxidantes que ajudam a proteger contra certos tipos de câncer, como o câncer de pulmão.

Resumo:

Comer repolho pode ajudar vários aspectos da sua saúde, incluindo a hidratação. Isto é devido ao seu conteúdo de água, nutrientes e antioxidantes.

17. Toranja (grapefruit)

Toranja é uma fruta cítrica excepcionalmente saudável, com muitos benefícios para a saúde

Teor de água: 88%

Toranja é uma fruta cítrica excepcionalmente saudável, com muitos benefícios para a saúde.

Em meia toranja (123 gramas), há cerca de meia xícara (118 gramas) de água, o que contribui com uma quantidade razoável de água para suas necessidades diárias de hidratação.

Além disso, a toranja é rica em fibras, antioxidantes e várias vitaminas e minerais, incluindo vitamina A, potássio e folato.

É especialmente rico em vitamina C que aumenta o sistema imunológico, fornecendo 120% de suas necessidades diárias em meio a grapefruit (123 gramas).

Vários estudos mostraram que incluir toranja em sua dieta pode ajudar a aumentar a perda de peso, bem como reduzir os níveis de colesterol, pressão sanguínea e açúcar no sangue.

Você pode facilmente incluir grapefruit em sua dieta comendo-a in natura, misturando-a com smoothies ou adicionando-a em saladas.

Resumo:

Toranja pode promover hidratação devido ao seu alto teor de água. Também é rico em nutrientes e antioxidantes que podem ter vários benefícios para a saúde.

18. Água de Coco

Teor de água: 95%

A água de coco é uma bebida super saudável que irá mantê-lo hidratado.

Não só tem um teor muito elevado de água, mas também é rico em eletrólitos, incluindo potássio, sódio e cloreto.

Estudos mostraram que a água de coco pode ser benéfica para a reidratação. E acredita-se que seja útil para a recuperação de exercícios devido ao seu conteúdo de eletrólitos.

Beber água de coco após o exercício é uma opção muito mais saudável do que beber uma bebida esportiva fabricada, uma vez que muitas bebidas esportivas são carregadas com açúcar adicionado e outros ingredientes não saudáveis.

Por exemplo, uma porção de 1 xícara (237 ml) de Gatorade fornece 13 gramas de açúcar, 50% a mais do que na mesma quantidade de água de coco.

Resumo:

Beber água de coco é especialmente útil para a hidratação porque é rica em água e eletrólitos.

19. Queijo Cottage

queijo do tipo cottage é outro produto lácteo saudável e nutritivo com propriedades hidratantes

Teor de água: 80%

O queijo do tipo cottage é outro produto lácteo saudável e nutritivo com propriedades hidratantes.

Cerca de 80% do peso do queijo cottage vem da água.

Ele também contém 25 gramas de proteína por porção de 1 xícara (225 gramas), que é 50% de suas necessidades diárias.

Seus altos índices de água e proteína são a principal razão pela qual é um alimento tão bom que pode ajudar a reduzir o apetite.

Além disso, o queijo cottage tem um perfil nutricional impressionante, fornecendo 36% de suas necessidades diárias de fósforo, 19% de cálcio e 31% de selênio em apenas 1 xícara (225 gramas).

Além disso, o queijo cottage é uma grande fonte de vitaminas B, incluindo riboflavina e vitamina B12, que são necessárias para a saúde do cérebro, metabolismo e manter os ossos saudáveis.

É fácil incorporar queijo cottage em sua dieta. Você pode misturá-lo com frutas, adicioná-lo a saladas ou comê-lo com um omelete.

Resumo:

O queijo cottage contém muita água e proteína, além de vitaminas e minerais que podem trazer benefícios à saúde.

Conclusão

Manter-se hidratado é extremamente importante para sua saúde geral.

Especialistas em saúde geralmente recomendam beber vários copos de água por dia para atender às suas necessidades de hidratação, mas o teor de água dos alimentos é frequentemente ignorado.

Embora a água potável seja importante, você pode consumir uma quantidade significativa de água incluindo uma variedade de frutas, vegetais e produtos lácteos ricos em água em sua dieta.

É por isso que a maioria das pessoas não precisa beber muita água.

Contanto que você esteja ingerindo muitos alimentos ricos em água e bebendo água quando estiver com sede, não terá problemas em permanecer hidratado.

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