15 maneiras fáceis de reduzir os níveis de açúcar no sangue

15 maneiras fáceis de reduzir os níveis de açúcar no sangue

Níveis de açúcar elevado no sangue ocorre quando o corpo não consegue transportar açúcar do sangue para as células.

Quando não for controlado, isso pode levar ao diabetes.

Um estudo de 2012 relatou que 12-14% dos adultos tinham diabetes tipo 2, enquanto 37-38% eram classificados como pré-diabéticos.

Isso significa que 50% de todos os adultos têm diabetes ou pré-diabetes. É um número assustador não é mesmo?

Aqui estão 15 maneiras fáceis de baixar os níveis de açúcar no sangue de maneira natural:

1. Exercite-se regularmente

Exercite-se regularmente para diminuir os níveis de açúcar no sangue

O exercício regular pode ajudar a perder peso e aumentar a sensibilidade à insulina.

Aumento da sensibilidade à insulina significa que suas células serão capazes de usar de maneira mais eficiente o açúcar disponível em sua corrente sanguínea.

Exercício também ajuda seus músculos a consumir o açúcar no sangue em forma de energia, para a contração muscular.

Se você tiver enfrenta problemas de níveis de açúcar no sangue, você deve verificar rotineiramente seus níveis.

Boas formas de exercício incluem levantamento de peso, caminhada rápida, corrida, ciclismo, dança, caminhada, natação e muito mais.

2. Controle sua ingestão de carboidratos

Seu corpo quebra os carboidratos em açúcares (principalmente glicose) e, então a insulina move os açúcares para as células.

Quando você ingere carboidratos demais ou tem problemas com a função da insulina, esse processo falha e os níveis de glicose no sangue aumentam.

No entanto, existem ações a serem tomadas para controlar o problema.

Recomenda-se o controle da ingestão de carboidratos através de cálculo de ingestão de carboidratos.

Diversos produtos alimentícios fornecem a quantidade de carboidratos através de tabela nutricional.

Alguns estudos descobriram que esses métodos também podem ajudá-lo a planejar suas refeições adequadamente, o que pode melhorar ainda mais o controle do açúcar no sangue.

Muitos estudos também mostram que uma dieta baixa em carboidratos ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue.

Além disso, uma dieta baixa em carboidratos pode ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue a longo prazo.

3. Aumentar sua ingestão de fibra

A fibra retarda a digestão de carboidratos e a absorção de açúcar. Por estas razões, promove um aumento mais gradual dos níveis de açúcar no sangue.

Existem dois tipos de fibra: insolúvel e solúvel. Embora ambos sejam importantes, a fibra solúvel provoca uma maior redução dos níveis de açúcar no sangue.

Além disso, uma dieta rica em fibras pode ajudar a controlar o diabetes tipo 1, melhorando o controle do açúcar no sangue.

Alimentos ricos em fibras incluem vegetais, frutas, legumes e grãos integrais.

A ingestão diária recomendada de fibras é de cerca de 25 gramas para mulheres e 38 gramas para homens. Isso é cerca de 14 gramas para cada 1.000 calorias.

4. Beba Água e Permaneça Hidratado

Beber bastante água pode ajudá-lo a manter seus níveis de açúcar no sangue dentro de limites saudáveis.

Além de prevenir a desidratação, ajuda os rins a eliminar o excesso de açúcar no sangue através da urina.

Um estudo mostrou que aqueles que bebiam mais água tinham menor risco de possuir altos níveis de açúcar no sangue.

A água potável reidrata o sangue regularmente, reduz os níveis de açúcar no sangue e reduz o risco de diabetes.

Tenha em mente que a água e outras bebidas não calóricas são melhores.

Você também pode ingerir água através de alimentos ricos em água.

Bebidas açucaradas aumentam a glicose no sangue, aumentam o ganho de peso e aumentam o risco de diabetes.

Descubra os outros benefícios que a água traz para sua saúde.

5. Implementar Controle de Consumo de Calorias

O controle do consumo de calorias ajuda a regular a quantidade de calorias ingeridas e pode também levar à perda de peso.

Consequentemente, o controle do seu peso promove níveis saudáveis ​​de açúcar no sangue e reduz o risco de desenvolver diabetes tipo 2.

Monitorar o consumo de calorias previne os picos de açúcar no sangue.

Aqui estão algumas dicas úteis para controlar a quantidade de calorias consumidas:

  • Meça e pese as porções
  • Utilize pratos menores
  • Evite restaurantes que oferecem o serviço ‘Coma à vontade’
  • Leia os rótulos dos alimentos e verifique a quantidade de calorias por porção
  • Coma devagar.

6. Escolha alimentos com baixo índice glicêmico

O índice glicêmico indica com qual velocidade o nível de glicose no sangue aumenta conforme ingerimos o alimento que contém carboidrato.

Tanto a quantidade como o tipo de carboidratos determinam como um alimento alteram os níveis de açúcar no sangue.

A ingestão de alimentos com baixo índice glicêmico reduz os níveis de açúcar no sangue em longo prazo em diabéticos tipo 1 e tipo 2.

Embora o índice glicêmico dos alimentos seja importante, a quantidade de carboidratos consumidos também é importante.

Alimentos com baixo índice glicêmico incluem frutos do mar, carne, ovos, aveia, cevada, feijão, lentilha, legumes, batata-doce, milho, inhame, a maioria das frutas e vegetais sem amido.

7. Controle dos níveis de estresse

O estresse pode afetar seus níveis de açúcar no sangue.

Hormônios como o glucagon e o cortisol são liberados no organismo em maior quantidade durante o estresse.

Esses hormônios fazem com que os níveis de açúcar no sangue subam.

Um estudo mostrou que exercícios, relaxamento e meditação reduziram significativamente o estresse e reduziram os níveis de açúcar no sangue.

Exercícios e métodos de relaxamento como yoga também ajudam a combater problemas de formação de insulina no diabetes crônico.

8. Monitore seus níveis de açúcar no sangue

O que é medido é gerenciado

Medir e monitorar os níveis de glicose no sangue também pode ajudá-lo a controlá-los.

Por exemplo, manter o controle ajuda a determinar se você precisa fazer ajustes em refeições ou medicamentos.

Também ajudará você a descobrir como seu corpo reage a certos alimentos.

Tente medir e registrar seus níveis diariamente.

9. Tente ter sempre uma boa noite de sono

Durma melhor

Dormir o suficiente é ótimo e é necessário para uma boa saúde.

Maus hábitos de sono e falta de descanso também afetam os níveis de açúcar no sangue e a sensibilidade à insulina.

Eles podem aumentar o apetite e promover ganho de peso.

A privação do sono diminui a liberação de hormônios de crescimento e aumenta os níveis de cortisol.

Ambos desempenham um papel importante no controle do açúcar no sangue.

Além disso, um bom sono é sobre quantidade e qualidade.

É recomendado obter uma quantidade suficiente de sono de alta qualidade todas as noites.

Leia nosso artigo sobre como conseguir dormir com qualidade.

10. Coma alimentos ricos em cromo e magnésio

Controle os níveis de açúcar no sangue ingerindo alimentos ricos em cromo e magnésio

Níveis elevados de açúcar no sangue e diabetes também têm sido associados a deficiências de micronutrientes.

Exemplos incluem deficiências nos minerais cromo e magnésio.

O cromo está envolvido no metabolismo de carboidratos e gorduras.

Também ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue e, em casos graves de baixo nível de cromo no organismo, pode predispor à intolerância aos carboidratos.

No entanto, os mecanismos por trás disso não são completamente conhecidos. Estudos também relatam resultados mistos.

Dois estudos de pacientes com diabetes mostraram que o cromo tinha benefícios para o controle de açúcar no sangue a longo prazo.

Alimentos ricos em cromo incluem gemas de ovos, produtos de grãos integrais, cereais, café, nozes, brócolis e carne.

O magnésio também demonstrou ajudar no controle dos níveis de açúcar no sangue e, sua a deficiência tem sido associada a um risco maior de desenvolver diabetes.

Em um estudo realizado, pessoas com a maior ingestão de magnésio tiveram um risco 47% menor de se tornarem diabéticas.

Alimentos ricos em magnésio incluem folhas verdes escuras, cereais integrais, peixe, chocolate escuro, banana, abacate e feijão.

11. Experimente o vinagre de maçã

Vinagre de maçã

O vinagre de maçã tem muitos benefícios para a sua saúde.

Promove níveis mais baixos de açúcar no sangue, possivelmente diminuindo sua produção pelo fígado ou aumentando seu uso pelas células.

Além disso, estudos mostram que o vinagre influencia significativamente na resposta do corpo aos açúcares e melhora a sensibilidade à insulina.

Para incorporar vinagre de maçã em sua dieta, você pode adicioná-lo a saladas ou misture 2 colheres de chá em um copo cheio de água.

No entanto, é importante consultar o seu médico antes de tomar o vinagre de maçã se você já estiver administrando medicamentos para diminuir os níveis de açúcar no sangue.

12. Canela

Auxílio no controle da diabetes é um dos principais benefícios da canela

A canela é conhecida por ter muitos benefícios para a saúde.

Um dos benefícios conhecidos é o de melhorar a sensibilidade à insulina, diminuindo a resistência à insulina no nível celular.

Estudos mostram que a canela também pode reduzir os níveis de açúcar no sangue em até 29%.

Ele retarda a quebra de carboidratos no trato digestivo, moderando o aumento do açúcar no sangue após uma refeição.

A canela também age de maneira semelhante à insulina, embora a um ritmo muito mais lento.

Uma dose ideal é de 1 a 6 gramas de canela por dia, ou cerca de 1/2 a 2 colheres de chá.

No entanto, não comsuma mais do que isso, pois canela em excesso pode ser prejudicial.

13. Berberina

Berberina é o componente ativo de uma erva chinesa que tem sido usada para tratar diabetes há milhares de anos.

Berberina auxilia a reduzir o açúcar no sangue e melhora a transformação de carboidratos em energia.

Além disso, a berberina pode ser tão eficaz quanto alguns medicamentos de redução de nível de açúcar no sangue.

Isso a torna um dos suplementos mais eficazes para pessoas que sofrem de diabetes ou pré-diabetes.

Mas cuidado, a berberina pode causar alguns efeitos colaterais como a diarréia, constipação, flatulência e dor abdominal.

Um protocolo de dosagem comum é de 1.500 mg por dia, tomado antes das refeições.

14. Coma sementes de feno-grego

Coma sementes de feno-grego para controlar os níveis de açúcar no sangue

As sementes de feno-grego são uma ótima fonte de fibras solúveis, o que pode ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue.

Muitos estudos mostraram que o feno-grego pode efetivamente reduzir o açúcar no sangue em diabéticos.

Também ajuda a reduzir a glicose e melhora a tolerância do seu organismo.

Também ajuda na redução e tolerância de seu organismo à glicose.

Embora não seja tão popular, o feno-grego pode ser facilmente adicionado a alimentos assados.

Você também pode fazer farinha de feno-grego ou transformá-lo em chá.

As sementes de feno-grego também são consideradas uma das ervas mais seguras para diabéticos.

A dose recomendada de sementes de feno-grego é de 2-5 gramas por dia.

15. Emagreça

É mais do que sabido que manter um peso saudável irá melhorar sua saúde e prevenir futuros problemas de saúde.

Controle de peso também promove níveis saudáveis ​​de açúcar no sangue consequentemente reduzindo o risco de desenvolver diabetes.

Mesmo uma redução de 7% no peso corporal pode diminuir o risco de desenvolver diabetes em até 58%, e é melhor do que qualquer remédio.

Além disso, mantendo um peso saudável, a diminuição do risco de diabetes será constante ao longo dos anos.

Você também deve estar atenta à medida de sua cintura, pois talvez seja o fator mais importante para estimar sua predisposição à diabetes.

Uma medida de 88,9 cm ou mais para mulheres e 101,6 cm ou mais para homens está associada a um aumento do risco de desenvolver resistência à insulina, altos níveis de açúcar no sangue e diabetes tipo 2.

Ter uma medição saudável da cintura pode ser ainda mais importante do que seu peso total.

Importante

Certifique-se de consultar seu médico antes de fazer mudanças de estilo de vida ou tentar novos suplementos.

Isto é ainda mais importante se você tiver enfrentando problemas no controle de açúcar no sangue ou se estiver tomando medicamentos para diminuir seus níveis de açúcar.

Dito isto, se você é diabético ou tem problemas com o controle de açúcar no sangue, então você deve começar a fazer algo sobre isso o mais rápido possível.

Quanto antes melhor!

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