13 alimentos que podem diminuir o risco de câncer

13 alimentos que podem diminuir o risco de câncer

Hoje listaremos os principais alimentos que diminuem o risco de se desenvolver o câncer.

O que você come pode afetar drasticamente muitos aspectos da sua saúde, incluindo o risco de desenvolver doenças crônicas, como doenças cardíacas, diabetes e câncer.

O desenvolvimento do câncer, em particular, mostrou-se fortemente influenciado pela dieta alimentar.

Muitos alimentos contêm compostos benéficos que podem ajudar a diminuir o desenvolvimento do câncer.

Há também vários estudos que mostram que uma maior ingestão de certos alimentos pode estar associada a um menor risco da doença.

Vamos então à lista desses alimentos:

1. Brócolis

Comer brócolis para uma pele brilhante e radiante

O brócolis contém sulforafano, um composto vegetal encontrado em vegetais crucíferos que possuem propriedades anticancerígenas potentes.

Um estudo em tubo de ensaio mostrou que o sulforafano reduziu o tamanho e o número de células de câncer de mama em até 75%.

Da mesma forma, um estudo em animais descobriu que o tratamento em camundongos com sulforafano ajudou a matar células de câncer de próstata e reduziu o volume do tumor em mais de 50%.

Alguns estudos também descobriram que uma maior ingestão de vegetais crucíferos, como o brócolis, pode estar ligada a um menor risco de câncer colorretal.

Uma análise em 35 testes mostrou que comer mais vegetais crucíferos está associado a um menor risco de câncer colorretal e de cólon.

Incluindo brócolis em algumas refeições por semana trará benefícios para o combate ao câncer.

2. Cenouras

Cenoura é forte aliada no combate ao câncer

Vários estudos descobriram que consumir cenouras está relacionado à redução de certos tipos de câncer.

Por exemplo, uma análise em resultados de cinco testes concluiu que a ingestão de cenouras pode reduzir o risco de câncer de estômago em até 26%.

Outro estudo revelou que uma maior ingestão de cenouras está associada a uma probabilidade 18% menor de desenvolver câncer de próstata.

Um estudo analisou as dietas de 1.266 participantes fumantes com e sem câncer de pulmão.

Descobriu-se que os fumantes atuais que não comem cenoura têm três vezes mais chances de desenvolver câncer de pulmão, em comparação aos que comiam cenoura mais de uma vez por semana .

Tente incluir as cenouras em sua dieta como um lanche saudável ou um delicioso acompanhamento para reduzir potencialmente o risco de câncer.

3. Feijão

Feijão contra o câncer

O feijão é ricos em fibras, que ajudam a proteger contra o câncer colorretal.

Um estudo acompanhou 1.905 pessoas com história de tumores colorretais, e descobriu que aqueles que consumiam mais feijões secos tendem a ter um risco menor de recorrência do tumor.

Um estudo com animais também descobriu que, ao incluir feijão preto ou feijão branco na alimentação de ratos que foram induzidos ao câncer de cólon, o desenvolvimento das células cancerígenas foi bloqueado em até 75%.

De acordo com essas descobertas, sabe-se que, comer algumas porções de feijão semanalmente, aumenta o consumo de fibras e ajuda a diminuir o risco de desenvolvimento do câncer.

No entanto, a pesquisa atual é limitada a estudos em animais. Mais estudos são necessários para examinar os reais efeitos do feijão em humanos.

4. Frutas Vermelhas (“berries”)

Frutas vermelhas

As frutas vermelhas são ricas em antocianinas, pigmentos vegetais que possuem propriedades antioxidantes e podem estar associadas a um risco reduzido de câncer.

Em um estudo em humanos, 25 pessoas com câncer colorretal foram tratadas com extrato de mirtilo durante sete dias, resultando na redução do crescimento de células cancerígenas em 7%.

Outro pequeno estudo incluiu framboesas pretas liofilizadas na dieta para pacientes com câncer bucal e, mostrou que diminuiu os níveis de certos marcadores associados à progressão do câncer.

Um estudo em animais descobriu que dar aos ratos framboesas secas liofilizadas reduziu em até 54% a incidência de tumores esofágicos e reduziu o número de tumores em até 62%.

Da mesma forma, outro estudo em animais mostrou que ratos que ingeriram um extrato de frutas vermelhas demonstraram diminuição de vários biomarcadores de câncer.

Com base nessas descobertas, incluir uma porção de duas de frutas vermelhas na sua dieta todos os dias pode ajudar a inibir o desenvolvimento de câncer.

Tenha em mente que estes são estudos animais e observacionais que analisam os efeitos de uma dose concentrada de extrato de frutas vermelhas e, mais pesquisas humanas são necessárias.

Descubra outros benefícios da fruta vermelha para a sua saúde.

5. Canela

Canela e seus 10 benefícios para a saúde

A canela é bem conhecida por seus benefícios à saúde, incluindo sua capacidade de reduzir o açúcar no sangue e aliviar a inflamação.

Além disso, alguns estudos laboratoriais e em animais descobriram que a canela pode ajudar a bloquear a disseminação de células cancerígenas.

Um estudo em tubo de ensaio descobriu que o extrato de canela é capaz de diminuir a disseminação de células cancerígenas e induzir sua morte.

Outro estudo em tubo de ensaio mostrou que o óleo essencial de canela suprimiu o crescimento de células cancerígenas de cabeça e pescoço e também reduziu significativamente o tamanho de tumores.

Um estudo em animais também mostrou que o extrato de canela induziu morte celular em células tumorais e também diminuiu a quantidade de tumores que cresceram e se espalharam.

A inclusão de 1/2 a 1 colher de chá (2 a 4 gramas) de canela na sua dieta por dia pode ser benéfica na prevenção do câncer e pode trazer outros benefícios, como a redução da glicemia e diminuição da inflamação.

6. Nozes

Nozes

Pesquisa descobriu que comer nozes pode estar ligado a um menor risco de certos tipos de câncer.

Por exemplo, um estudo analisou as dietas de 19.386 pessoas e descobriu que comer uma quantidade maior de nozes está diretamente associado a um risco menor de câncer.

Outro estudo acompanhou 30.708 participantes por até 30 anos e descobriu que a ingestão de nozes regularmente estava associada a uma diminuição do risco de cânceres colorretal, pancreático e endometrial.

Outros estudos descobriram que tipos específicos de nozes podem estar ligados a um menor risco de câncer:

Por exemplo, a castanha-do-brasil é rica em selênio, o que pode ajudar na proteção contra o câncer de pulmão em pessoas com baixos níveis de selênio.

Da mesma forma, um estudo em animais mostrou que a alimentação de nozes em camundongos diminuiu a taxa de crescimento de células de câncer de mama em 80% e reduziu o número de tumores em 60%.

Esses resultados sugerem que adicionar uma porção de nozes à sua dieta todos os dias pode reduzir o risco de desenvolver câncer no futuro.

Ainda assim, mais estudos em humanos são necessários para determinar se as nozes são responsáveis ​​por essa associação ou se outros fatores estão envolvidos.

7. Azeite

Azeite de oliva

O azeite de oliva é traz muitos benefícios para a saúde, por isso não é de se admirar que seja um dos alimentos básicos da dieta mediterrânea.

Vários estudos descobriram que uma maior ingestão de azeite pode ajudar a proteger contra o câncer.

Uma análise abrangente, composta por 19 estudos, mostrou que pessoas que consumiram a maior quantidade de azeite tiveram menor risco de desenvolver câncer de mama e câncer do sistema digestivo do que aquelas com menor ingestão.

Outro estudo analisou as taxas de câncer em 28 países em todo o mundo e descobriu que as áreas com maior consumo de óleo de oliva tinham taxas reduzidas de câncer colorretal.

A troca de outros óleos na sua dieta por azeite de oliva é uma maneira simples de aproveitar seus benefícios para a saúde.

Você pode regá-lo com saladas e legumes cozidos, ou tentar usá-lo em suas marinadas para carne, peixe ou frango.

Embora esses estudos mostrem que pode haver uma associação entre o consumo de azeite e o câncer, é provável que outros fatores também estejam envolvidos.

Mais estudos são necessários para analisar os efeitos diretos do óleo de oliva sobre o câncer em pessoas.

8. Curcumina

Curcumina

A Curcumina é uma especiaria bem conhecida por suas propriedades para a boa saúde. Seu ingrediente ativo, é uma substância química com efeitos anti-inflamatórios, antioxidantes e até anticancerígenos.

Um estudo analisou os efeitos da curcumina em 44 pacientes com lesões no cólon que poderiam ter se tornado cancerosas. Após 30 dias, 4 gramas de curcumina por dia reduziram em 40% o número de lesões presentes.

Em um estudo laboratorial em tubo de ensaio, a curcumina diminuiu a propagação de células de câncer de cólon, visando uma enzima específica relacionada ao crescimento do câncer.

Outro estudo de tubo de ensaio mostrou que a curcumina ajudou a matar as células cancerosas na cabeça e pescoço.

A curcumina também demonstrou ser eficaz em retardar o crescimento de células de câncer de pulmão, mama e próstata em outros estudos de tubo de ensaio.

Para obter os melhores resultados, procure incluir pelo menos 1/2 a 3 colheres de chá (1-3 gramas) de cúrcuma moída em suas refeições diárias.

Use-o como tempero picante para adicionar sabor aos alimentos e emparelhe-o com pimenta do reino para ajudar a aumentar sua absorção.

9. Frutas Cítricas

Frutas cítricas

Comer frutas cítricas, como limões, limas, toranjas e laranjas, tem sido associado a um menor risco de câncer em alguns estudos.

Um grande estudo descobriu que os participantes que ingeriam uma quantidade maior de frutas cítricas tinham um risco menor de desenvolver cânceres do aparelho digestivo e do trato respiratório superior.

Uma revisão que analisou nove estudos também descobriu que uma maior ingestão de frutas cítricas estava associada a um risco reduzido de câncer de pâncreas.

Finalmente, uma revisão de 14 estudos mostrou que uma alta ingestão, ou pelo menos três porções por semana, de frutas cítricas reduziu o risco de câncer de estômago em 28%.

Esses estudos sugerem que incluir algumas porções de frutas cítricas em sua dieta a cada semana pode reduzir o risco de desenvolver certos tipos de câncer.

Tenha em mente que esses estudos não levam em conta outros fatores que podem estar envolvidos. Mais estudos são necessários sobre como os frutos cítricos afetam especificamente o desenvolvimento do câncer.

10. Linhaça

Semente de linhaça

Com alto teor de fibras e gorduras saudáveis ​​para o coração, a semente de linhaça pode ser uma adição saudável à sua dieta.

Algumas pesquisas mostraram que pode até ajudar a diminuir o crescimento do câncer e ajudar a matar as células cancerígenas.

Em um estudo, 32 mulheres com câncer de mama receberam um muffin de linhaça diariamente.

No final do estudo, o grupo apresentou níveis diminuídos de marcadores específicos que medem o crescimento do tumor, bem como um aumento na morte das células cancerígenas.

Em outro estudo, 161 homens com câncer de próstata foram tratados com linhaça, o que reduziu o crescimento e disseminação de células cancerígenas.

A linhaça é rica em fibras, que outros estudos descobriram ser protetora contra o câncer colorretal.

Tente adicionar uma colher de sopa (10 gramas) de semente de linhaça moída em sua dieta todos os dias misturando-a em smoothies, polvilhando-a sobre cereais e iogurte, ou adicionando-a aos seus produtos de panificação favoritos.

11. Tomates

Tomates

O licopeno é um composto encontrado no tomate que é responsável pela sua cor vermelha vibrante, bem como suas propriedades anticancerígenas.

Vários estudos descobriram que um aumento da ingestão de licopeno e tomate pode levar a uma redução do risco de câncer de próstata.

Uma revisão de 17 estudos também descobriu que uma maior ingestão de tomates crus, tomates cozidos e licopeno estava associada a um risco reduzido de câncer de próstata.

Outro estudo de 47.365 pessoas descobriu que uma maior ingestão de molho de tomate, em particular, estava ligada a um menor risco de desenvolver câncer de próstata.

Para ajudar a aumentar sua ingestão, inclua uma porção ou dois de tomates em sua dieta todos os dias, adicionando-os a sanduíches, saladas, molhos ou massas.

Ainda assim, lembre-se de que esses estudos mostram que pode haver uma associação entre comer tomates e reduzir o risco de câncer de próstata, mas eles não levam em conta outros fatores que poderiam estar envolvidos.

12. Alho

Os incríveis poderes do alho para perda de peso

O componente ativo do alho é a alicina, um composto que demonstrou matar células cancerígenas em múltiplos estudos em tubos de ensaio.

Vários estudos descobriram uma associação entre a ingestão de alho e um menor risco de certos tipos de câncer.

Um estudo de 543.220 participantes descobriu que aqueles que comiam muitas verduras Allium, como alho, cebola, alho-poró e cebolinha, tinham um risco menor de câncer de estômago do que aqueles que raramente os consumiam.

Um estudo com 471 homens mostrou que uma maior ingestão de alho estava associada a um risco reduzido de câncer de próstata.

Outro estudo descobriu que os participantes que comiam muito alho, frutas, verduras amarelas, vegetais verde-escuros e cebola, tinham menor probabilidade de desenvolver tumores colorretais. No entanto, este estudo não isolou os efeitos do alho.

Com base nessas descobertas, incluir de 2 a 5 gramas (aproximadamente um dente) de alho fresco em sua dieta por dia pode ajudá-lo a tirar proveito de suas propriedades promotoras da saúde.

No entanto, apesar dos resultados promissores mostrando uma associação entre o alho e um risco reduzido de câncer, mais estudos são necessários para examinar se outros fatores desempenham um papel.

O alho é também um forte aliado na perda de peso.

13. Peixes

Salmão

Algumas pesquisas sugerem que incluir algumas porções de peixe em sua dieta a cada semana pode reduzir o risco de câncer.

Um grande estudo mostrou que uma maior ingestão de peixe foi associada a um menor risco de câncer do trato digestivo.

Outro estudo que acompanhou 478,040 adultos descobriu que comer mais peixe diminuiu o risco de desenvolver câncer colorretal, enquanto carnes vermelhas e processadas aumentaram o risco.

Em particular, peixes gordurosos como salmão, cavala e anchova contêm importantes nutrientes, como vitamina D e ácidos graxos ômega-3, que têm sido associados a um menor risco de câncer.

Acredita-se também que níveis adequados de vitamina D, encontrado em abundância nos peixes, protegem as células e reduzem o risco de câncer.

Além disso, os ácidos graxos ômega-3 são auxiliam no bloqueio do desenvolvimento da doença.

Inclua duas porções de peixe por semana em sua dieta para obter uma dose saudável de ácidos graxos ômega-3 e vitamina D.

Conclusão

Como novas pesquisas continuam a surgir, tornou-se cada vez mais claro que sua dieta pode ter um grande impacto sobre o risco de câncer.

Embora existam muitos alimentos com potencial para reduzir a disseminação e o crescimento de células cancerígenas, as pesquisas atuais são limitadas a estudos laboratoriais em tubo de ensaio, animais e observacionais.

Mais estudos são necessários para entender como esses alimentos podem afetar diretamente o desenvolvimento do câncer em humanos.

Enquanto isso, é seguro apostar que uma dieta rica em alimentos integrais, combinada com um estilo de vida saudável, melhorará muitos aspectos de sua saúde.

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