10 benefícios da couve para sua saúde

10 benefícios da couve para sua saúde

A couve é definitivamente um dos alimentos vegetais mais saudáveis ​​e nutritivos que existem.

Ela é rica em todos os tipos de compostos benéficos, alguns dos quais têm propriedades medicinais poderosas.

Listamos aqui 10 benefícios que a couve traz para sua saúde, de acordo com estudos científicos.

1. A couve está entre os alimentos mais nutritivos do planeta

A couve é um vegetal popular e membro da família do repolho.

É um vegetal crucífero como o repolho, brócolis e couve-flor.

Existem muitos tipos diferentes de couve. As folhas podem ser verdes ou roxas e têm uma forma suave ou encaracolada.

Uma única couve crua (cerca de 67 gramas) contém:

Vitamina A: 206% do VD (de beta-caroteno)
Vitamina K: 684% do VD
Vitamina C: 134% do VD
Vitamina B6: 9% do VD
Manganês: 26% do VD
Cálcio: 9% do VD
Cobre: ​​10% do VD
Potássio: 9% do VD
Magnésio: 6% do VD
Também contém 3% ou mais do VD para vitamina B1 (tiamina), vitamina B2 (riboflavina), vitamina B3 (niacina), ferro e fósforo
Isso vem com um total de 33 calorias, 6 gramas de carboidratos (2 dos quais são fibras) e 3 gramas de proteína.

A couve contém muito pouca gordura, mas uma grande parte da gordura é um ácido graxo ômega-3 chamado alfa ácido linolênico.

Dado o seu baixo teor calórico, a couve está entre os alimentos mais densos em nutrientes existentes. Comer mais couve é uma ótima maneira de aumentar drasticamente o conteúdo total de nutrientes da sua dieta.

2. Couve é rica em antioxidantes poderosos como a quercetina e Kaempferol

Couve, como outras folhas verdes, é muito rica em antioxidantes.

Estes incluem beta-caroteno e vitamina C, bem como vários flavonóides e polifenóis.

Antioxidantes são substâncias que ajudam a neutralizar o dano oxidativo pelos radicais livres no organismo.

Acredita-se que o dano oxidativo esteja entre os principais condutores do envelhecimento e de muitas doenças, incluindo o câncer.

Mas muitas substâncias que são antioxidantes também têm outras funções importantes.

Isso inclui os flavonóides quercetina e kaempferol, que são encontrados em quantidades relativamente grandes na couve.

Estas substâncias foram estudadas exaustivamente em tubos de ensaio e animais.

Eles têm efeitos poderosos de proteção do coração, redução da pressão arterial, anti-inflamatórios, anti-viral, anti-depressivo e anti-câncer.

3. É uma excelente fonte de vitamina C

A vitamina C é um antioxidante solúvel em água importante que serve muitas funções vitais nas células do corpo.

Por exemplo, é necessário para a síntese de colágeno, a proteína estrutural mais abundante no corpo.

A couve é muito mais rica em vitamina C do que a maioria dos outros vegetais, contendo cerca de 4,5 vezes mais que o espinafre, por exemplo.

A couve é, na verdade, uma das melhores fontes de vitamina C do mundo. Uma xícara de couve crua contém ainda mais vitamina C do que uma laranja inteira.

4. A couve pode ajudar a baixar o colesterol, o que pode reduzir o risco de doença cardíaca

O colesterol tem muitas funções importantes no corpo.

Por exemplo, é usado para produzir ácidos biliares, que são substâncias que ajudam o corpo a digerir as gorduras.

O fígado transforma o colesterol em ácidos biliares, que são então liberados no sistema digestivo sempre que você come uma refeição gordurosa.

Quando toda a gordura foi absorvida e os ácidos biliares serviram ao seu propósito, eles são reabsorvidos na corrente sanguínea e usados ​​novamente.

Substâncias chamadas ‘sequestrantes de ácidos biliares’ podem se juntar aos ácidos biliares no sistema digestivo e impedir que sejam reabsorvidos. Isso reduz a quantidade total de colesterol no corpo.

A couve contém sequestrantes de ácidos biliares, que podem reduzir os níveis de colesterol, reduzindo o risco de doença cardíaca ao longo do tempo.

Um estudo descobriu que beber suco de couve todos os dias durante 12 semanas aumentou o colesterol HDL (o “bom”) em 27% e reduziu os níveis de LDL em 10%, ao mesmo tempo em que melhorou o status antioxidante.

De acordo com um estudo, a couve cozida aumenta drasticamente o efeito de ligação do ácido biliar. A couve cozida no vapor é, na verdade, 43% tão potente quanto a colestiramina, uma droga redutora de colesterol que funciona de maneira semelhante.

5. É uma das melhores fontes de vitamina K do mundo

A vitamina K é um nutriente importante.

É absolutamente crítico para a coagulação do sangue, “ativando” certas proteínas e dando-lhes a capacidade de se juntar ao cálcio.

A droga anticoagulante bem conhecida Warfarin funciona bloqueando a função desta vitamina.

A couve é uma das melhores fontes de vitamina K do mundo, com um único copo de couve crua contém quase 7 vezes a quantidade diária recomendada.

A forma da vitamina K na couve é a K1, que é diferente da vitamina K2. K2 é encontrado em alimentos fermentados de soja e certos produtos animais. Ajuda a prevenir doenças cardíacas e osteoporose.

6. A couve contém inúmeras substâncias que combatem o câncer

O câncer é uma doença terrível, caracterizada pelo crescimento descontrolado das células.

A couve é rica em compostos que possuem efeitos protetores contra o câncer.

Um deles é o Sulforafano, uma substância que ajuda a combater a formação de câncer em nível molecular.

Também contém um indol-3-carbinol, outra substância que acredita-se que ajuda a prevenir o câncer.

Estudos mostraram que vegetais crucíferos (incluindo couve) podem reduzir significativamente o risco de vários tipos de câncer, embora a evidência em humanos seja mista.

7. É muito rica em beta-caroteno

Muitos dizem que a couve é rica em vitamina A, tal afirmação não é totalmente precisa.

Na verdade, ela é rica em beta-caroteno, um antioxidante que é transformado em vitamina A pelo organismo.

Por esse motivo, a couve pode ser uma maneira eficaz de aumentar os níveis do corpo dessa vitamina tão importante.

8. Couve é uma boa fonte de minerais

A couve é rica em minerais, alguns dos quais muitas pessoas são deficientes.

É uma boa fonte de cálcio à base de plantas, um nutriente que é muito importante para a saúde dos ossos e desempenha um papel em todos os tipos de funções celulares.

É também uma fonte decente de magnésio, um mineral incrivelmente importante que a maioria das pessoas não recebe o suficiente. Comer bastante magnésio pode ser protetor contra o diabetes tipo 2 e doenças cardíacas.

A couve também contém um pouco de potássio, um mineral que ajuda a manter gradientes elétricos nas células do corpo. A ingestão adequada de potássio tem sido associada à redução da pressão arterial e menor risco de doença cardíaca.

Uma vantagem que a couve tem sobre outros vegetais folhosos, como o espinafre, é que ele é pobre em oxalato, uma substância encontrada em algumas plantas que pode impedir a absorção de minerais.

9. A couve é rica em luteína e zeaxantina, nutrientes poderosos que protegem os olhos

Uma das consequências mais comuns do envelhecimento é que a visão piora.

Felizmente, existem vários nutrientes na dieta que podem ajudar a evitar que isso aconteça.

Dois dos principais são luteína e zeaxantina, antioxidantes carotenóides que são encontrados em grandes quantidades em couve e alguns outros alimentos.

Muitos estudos demonstraram que pessoas que comem bastante luteína e zeaxantina têm um risco muito menor de degeneração macular e catarata, dois distúrbios oculares muito comuns.

10. Te auxilia a perder peso

A couve tem várias propriedades que a tornam um alimento aliado na perda de peso.

É muito baixo em calorias, mas ainda fornece uma sustância significativa que deve ajudá-la a se sentir sem fome por mais tempo.

Por causa do baixo teor calórico e alto teor de água, a couve tem uma baixa densidade de energia. A ingestão de muitos alimentos com baixa densidade energética tem demonstrado auxiliar na perda de peso em inúmeros estudos.

Couve também contém pequenas quantidades de proteína e fibra. Estes são dois dos nutrientes mais importantes quando se trata de perder peso.

Embora não haja estudo que teste diretamente os efeitos da couve na perda de peso, faz sentido que possa ser um complemento útil em uma dieta de emagrecimento.

Conclusão

Incluir a couve em sua dieta é relativamente simples. Você pode simplesmente adicioná-la às suas saladas ou usá-la em receitas.

Uma boa forma de se ingerir couve é através de petisco, onde você pode acrescentar um pouco de azeite de oliva extra virgem ou óleo de abacate na sua couve, adicionar um pouco de sal e depois assar no forno até secar.

Tem um gosto absolutamente delicioso e faz um ótimo lanche crocante e super saudável.

Muitas pessoas também adicionam couve a seus smoothies e vitaminas para aumentar o valor nutricional.

A couve é definitivamente um dos alimentos mais saudáveis ​​e nutritivos do planeta.

Se você quiser aumentar drasticamente a quantidade de nutrientes que ingere, considere incluir a couve em sua dieta!

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